Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8212
      ibgi
      Mestre

      Use essa pagina para comentar o tópico proposto

    • #8276
      Jucyele
      Participante

      Conhecer mais a Deus através da sua Palavra aquece todo coração que o busca, que entende que é necessário chegar mais a Ele de todo coração, tornando-se piedoso e mais temente ao Senhor.

    • #8291
      henriqueph2005
      Participante

      “[..] Nada é melhor para o desenvolvimento da mente do que a contemplação da Divindade. Trata-se de um assunto tão vasto, que todos os nossos pensamentos se perdem na sua imensidão; tão profundo que nosso orgulho desaparece em sua infinitude. Podemos compreender e aprender muitos outros temas; derivando deles uma certa satisfação pessoal e pensando enquanto seguimos nosso caminho: “Olhe, sou um sábio.” Mas, quando chegamos a esta ciência superior e descobrimos que nosso fio de prumo não consegue sondar sua profundidade e os nossos olhos de águia não podem ver sua altura, nos afastamos pensando que o homem vaidoso pode ser sábio, mas não passa de um potro selvagem; exclamando então solenemente: “Nasci ontem e nada sei.” Nenhum tema contemplativo tende a humilhar mais a mente do que os pensamentos sobre Deus. […]” ( Charles Spurgeon).

      Comentar a partir de Spurgeon é, de fato, um desafio.
      Penso que Spurgeon foi preciso e assertivo. Mergulhar na busca sobre saber como Deus se revela a nós é algo indescritível. Portanto, a teologia é este método já criado e em eterna construção que nos permite, junto a outros tantos irmãos, uma busca coletiva (ao mesmo tempo que é também pessoal) em direção ao que Deus nos permitiu ter acesso sobre Ele. Evidente que não se estuda Deus. Deus não pode ser objeto de estudo. Deus não cabe em absolutamente nada que ousemos pensar, nem mesmo nos conceitos que lemos a partir da bíblia. Exemplo: Deus é amor. Ok! De fato, Deus é porque absolutamente toda a bíblia é verdadeira. No entanto, não somos capazes de definir ou entender o que é amor. E se compreendêssemos, ainda não poderíamos entender que tipo de amor Deus é. No máximo, podemos dizer que é o amor que se doa ao outro por pura Graça. Mas isso só nos lança a outro termos incompreensível: graça.

      Enfim… a teologia é um lugar lindo a partir do qual somos oportunizados a discutir sobre o que vemos quando olhamos o que Deus nos disponibilizou saber sobre Ele.

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.