Home Fóruns Introdução à Teologia Sistemática 5. EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS COMENTÁRIO – PRIMEIRA CITAÇÃO

Visualizando 0 resposta da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8264
      henriqueph2005
      Participante

      Primeira citação: Confissão de Fé de Westminster sobre a autoridade das Escrituras – Capítulo I, X.

      “O Juiz Supremo, pelo qual todas as controvérsias religiosas têm de ser determinadas e por quem serão examinados todos os decretos de concílios, todas as opiniões dos antigos escritores, todas as doutrinas de homens e opiniões particulares, o Juiz Supremo em cuja sentença nos devemos firmar não pode ser outro senão o Espírito Santo falando na Escritura.”

      Primeiro penso ser importante buscarmos os textos que fundamentam tal afirmação.
      Mt. 22.29 – “Jesus respondeu: ‘Vocês estão enganados porque não conhecem as Estrituras nem o poder de Deus!'”.
      At. 28.25b – “Bem que o Espírito Santo falou aos seus antepassados, por meio do profeta Isaías:”
      Gl. 1.10 – “Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens não seria servo de Cristo. ”

      Quero acrescentar, ainda, outros versículos:
      2 Tm. 3.16-27 – “Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra.”

      2 Pe. 1.20-21 – “Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.”

      Considerando o Capítulo I, inciso IX, que sabiamente afirma que a regra infalível de interpretação da Escritura é a mesma Escritura, só me resta reiterar toda a autoridade, supremacia, inerrância e absoluta confiabilidade das Sagradas Escrituras. Não porque a Confissão de Fé de Westminster (CFW) afirma, mas porque a Bíblia é suficiente em si mesma para ser adotada como única regra de fé e prática. Como soberana e a voz do próprio Deus Altíssimo. A CFW só se rende a esta verdade.

      E cabe confirmar a afirmação da CFW, pois ela deixa claro que é o Juiz Supremo não pode ser outro senão o Espírito Santo falando nas escrituras. É nisso que eu creio e rendo toda a minha vida a esta verdade ABSOLUTA: O Espírito Santo é o Supremo Juíz e a Sua Palavra é eterna e ABSOLUTA VERDADE em si mesma.

Visualizando 0 resposta da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.