PREPARANDO LÍDERES PARA FORTALECIMENTO DAS IGREJAS

“Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus. E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros.”

2 Timóteo 2. 1-2

 

O apóstolo Paulo em sua última carta, escreve para o seu filho na fé Timóteo o animando e exortando a reavivar o dom que Deus deu a ele para o ministério (1. 6-7), para que enfrentasse os desafios de pregar a Palavra (4. 1-5). Dentre as orientações finais que o apóstolo dá nesta carta, ele diz que Timóteo precisava instruir homens fiéis para que estes instruíssem outros (2.1-2). Esse tem sido o objetivo do IBGI, treinar líderes em diferentes regiões e de diferentes igrejas, para que estes instruam outros e com isso a Teologia Reformada possa alcançar o maior número possível de pessoas tanto no Brasil quanto em outras nações.

O IBGI conta com uma plataforma de curso à distância através do nosso site (www.ibgi.net.br). Temos uma equipe bem preparada com funções diferentes que voluntariamente tem se empenhado para o bom andamento desse projeto de treinar líderes de variadas denominações e igrejas locais. Todo o treinamento e maneira de aplicação do conteúdo é fundamentado na nossa rica herança Reformada.

Temos como confissão teológica os símbolos de fé a Confissão de Fé de Westminster e seus catecismos, Maior e Menor. Logo, somos uma instituição aliancista que promove no Brasil e países como Alemanha e Moçambique o treinamento teológico com uma cosmovisão reformada. Contamos com pastores bem preparados academicamente e envolvidos com o Reino, que pertencem as seguintes igrejas: Igreja Presbiteriana Conservadora, Igreja Presbiteriana Fundamentalista e Presbiteriana do Brasil.

Começamos um grande projeto no ano passado em Maputo, capital de Moçambique na África, que é o início de um Seminário Reformado. É o único em todo o país com esta confissão firme e bíblica, que visa preparar futuros líderes de igrejas nativas que possam instruir bem seus liderados e estes outros progressivamente. Moçambique é um país pobre, dominado pelo socialismo e islamismo, além de forte influência de costumes tribais e feitiçarias que influenciam as igrejas evangélicas que adotam o misticismo como prática. Pontualmente existem perseguições a cristãos, com morte ou ataques violentos nas aldeias do país.

O Seminário é uma luz (ainda pequena devido a sua estrutura) em um país envolvido por trevas de ignorância religiosa, política e mística, mas cremos que o Evangelho pode transformar esta nação ao longo do tempo e queremos contribuir para que isso ocorra juntamente com outros irmãos que militam ali.

Existem muitas súplicas de variados irmãos e igrejas, por todo o país para fazer parte do projeto de ensino do IBGI, todavia, ainda não temos condições e atender todos os pedidos que chegam até nós. O custo mensal é considerável com manutenção do site, dos professores e outros investimentos necessários. O custo de vida em Moçambique, devido à desvalorização da moeda, é muito alto em relação ao Brasil, o que dificulta manter o missionário e investir mais na expansão. Precisaremos ao longo do tempo construir um Seminário no terreno que pertence a Igreja e caminhar para os lugares mais distantes da capital, onde existem muitos pedidos de ajuda! Eles não pedem dinheiro, pedem conhecimento teológico e isso quebranta os nossos corações como instituição, pois vemos que o real interesse deles é pela Palavra de Deus.

Não temos apenas Moçambique como projeto, quase 90% dos nossos alunos brasileiros são bolsistas do curso de Bacharel em Teologia à distância ou de alguns módulos específicos. Temos a visão que este curso deve abençoar aqueles que comprovadamente não podem pagar. Sendo assim, temos alunos de diferentes denominações e locais em nosso país que querem estudar para ensinar corretamente suas igrejas, porém não podem pagar um curso de teologia. É para nós motivo de gratidão a Deus ter condições estruturais para atender estes irmãos e investir na vida deles e de suas igrejas locais! Todavia, as ofertas que levantamos visam pagar os custos que nos permitem dar bolsas para estes que não podem pagar.

Deus nos deu a oportunidade de investir em um irmão nascido em Portugal, mas que mora na Alemanha com sua família. Ele é aluno do nosso curso de Bacharel e tem evangelizado islâmicos na Alemanha. Temos a esperança que esse investimento possa dar futuramente bons frutos naquele país que outrora fora luz para o mundo, todavia, agora está envolvido em trevas religiosas e políticas! Outra oportunidade que Deus tem nos dados é expandir a escola para a Itália onde também impera a incredulidade, o catolicismo e igrejas neopentecostais. Muitos pastores ali gostariam de ter acesso a uma escola de confissão reformada, mas ainda não dispomos de condições financeira para custear a missionária que ali vive para que divulgue e monte uma estrutura para alcançar os italianos.

Todos estes e outros projetos tem ocorrido por que Deus na sua infinita graça e bondade tem despertado pessoas para voluntariamente serem parceiros. Cada um com seu dom, com suas condições financeiras tem contribuído e acreditado na seriedade que temos trabalhado no Reino. Existe um grupo de mantenedores que mensalmente tem ajudado com valores os mais variados, onde postamos mensalmente o que entra e o que sai cada mês. Tudo é feito com a maior transparência possível, visando tão somente a glória de Cristo entre as nações!

 

Comentários