PERGUNTAS FREQUENTES

  1. O IBGI É RECONHECIDO PELAS IGREJAS PRESBITERIANAS REFORMADAS?

 

O IBGI é uma escola de teologia autônoma. Ela não é governada por qualquer federação de igrejas ou por uma igreja local. Ela compreende que o ensino da Palavra e o treinamento de ministros da Palavra são da responsabilidade de presbíteros e ministros da Palavra ordenados pela Igreja. Entretanto, na situação atual de diversidade de igrejas menos e mais reformadas, bem como para cumprir o objetivo de estabelecer uma base e ter alcance internacional, parece ser o melhor caminho que a Faculdade não seja supervisionada por uma única denominação. Essa supervisão está indiretamente assegurada, uma vez que a Faculdade é governada e coordenada por ministros da Palavra e presbíteros atuantes de várias igrejas reformadas, em plena comunhão com a igreja local, e que possuem habilidades ou interesses na área da educação teológica. Esses irmãos são escolhidos pela direção do IBGI levando em conta a capacidade teológica de cada professor, a piedade cristã e a comunhão que cada bem como atuação em suas igrejas locais e denominações.

O IBGI se coloca a serviço das igrejas de Cristo, ensinando os alunos a assumirem e exercitarem a sua vocação dentro de igrejas fiéis, a serem zelosos na preservação da unidade do corpo de Cristo e a empenharem-se na manutenção da disciplina fiel nas igrejas do Senhor. Os professores são membros fiéis das suas igrejas e se submetem à sua supervisão local. Os alunos são ensinados a se submeterem ao governo das suas igrejas.

 

  1. O CURSO É RECONHECIDO PELO MEC?

Não. Nosso curso é considerado pelas leis brasileiras como “curso livre”. Não temos interesse em obter reconhecimento do MEC pois teríamos que submeter nossa grade e conteúdo ao que eles exigem. Submeter o conteúdo de uma instituição ao MEC é o mesmo que aceitar que a Cosmovisão ímpia é a correta e não as ensinadas nas Escrituras. Nossa preocupação última é glorificar a Deus através do preparo adequado de líderes.

  1. TEM FORMATURA

Não. Como não temos uma sede em cada região ou local que nossos alunos moram, é impossível fazer qualquer cerimônia de formatura. Nosso curso é totalmente a distância. Com exceção de Moçambique.

 

  1. POSSO FAZER APENAS ALGUNS MÓDULOS E NÃO O CURSO COMPLETO DE BACHAREL?

Sim. Disponibilizamos alguns módulos gratuitos que qualquer pessoa pode se inscrever e cursar, contudo sem avaliações ou acompanhamentos direto feito pelos professores. Os módulos pagos podem também serem escolhidos e ter todo o acesso ao conteúdo como se fosse um aluno do Bacharel, sem todavia precisar fazer avaliações.

 

  1. HÁ POLOS DE FREQUENCIAS SEMANAIS?

Não. O curso é totalmente EAD. A única exceção de alguns módulos presenciais ocorre em Maputo- Moçambique.

 

  1. O IBGI EMITE DIPLOMA AO FINAL DO CURSO DE BACHAREL?

Sim. Contudo é preciso reafirmar que não são reconhecidos pelo MEC e o reconhecimento feito por Igrejas dependerá de suas lideranças reconhecerem nossa grade. Algumas instituições reformadas de mestrado provavelmente reconhecerão nosso curso de Bacharel por atender e até mesmo superar a grade da maioria das instituições reformadas no Brasil. O que depender de nossa instituição para apoiar nossos alunos a ingressar em mestrados reformados será feito.

Comentários

  • MBraz
    Responder

    LOUVADO SEJA A DEUS pela existência do IBGI.