Home Fóruns Introdução à Teologia Sistemática

    • Fórum
    • Tópicos
    • Posts
    • Post recente
    • 2. VOCÊ CONCORDA COM A DECLARAÇÃO DE CHARLES SPURGEON?
      “[..] Nada é melhor para o desenvolvimento da mente do que a contemplação da Divindade. Trata-se de um assunto tão vasto, que todos os nossos pensamentos se perdem na sua imensidão; tão profundo que nosso orgulho desaparece em sua infinitude. Podemos compreender e aprender muitos outros temas; derivando deles uma certa satisfação pessoal e pensando enquanto seguimos nosso caminho: “Olhe, sou um sábio.” Mas, quando chegamos a esta ciência superior e descobrimos que nosso fio de prumo não consegue sondar sua profundidade e os nossos olhos de águia não podem ver sua altura, nos afastamos pensando que o homem vaidoso pode ser sábio, mas não passa de um potro selvagem; exclamando então solenemente: “Nasci ontem e nada sei.” Nenhum tema contemplativo tende a humilhar mais a mente do que os pensamentos sobre Deus. [...]”
    • 3
    • 5
    • 10 meses, 2 semanas atrás

      Mariomachel

    • 5. EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS
      Abaixo estão quatro citações que estão na parte introdutória da apostila, você escolherá uma destas citações para comentar o que entendeu: Primeira citação: Confissão de Fé de Westminster sobre a autoridade das Escrituras, Capítulo I, X “O Juiz Supremo, pelo qual todas as controvérsias religiosas têm de ser determinadas e por quem serão examinados todos os decretos de concílios, todas as opiniões dos antigos escritores, todas as doutrinas de homens e opiniões particulares, o Juiz Supremo em cuja sentença nos devemos firmar não pode ser outro senão o Espírito Santo falando na Escritura.” Segunda citação: Dr. Heber Carlos de Campos em seu livro “O Ser de Deus” “Infelizmente, muitas pessoas em nossa época têm tomado aversão pela palavra” doutrina” ou “teologia”. Para essas pessoas, doutrina significa uma coisa árida e teologia simplesmente o pensamento ou opinião dos homens a respeito de Deus. É verdade que a teologia é uma elaboração humana, mas a teologia sadia é uma tentativa séria e justa de entender corretamente a revelação que Deus faz de si mesmo nas Escrituras. É verdade também que, em alguns círculos, a doutrina tem sido apresentada como alguma coisa árida e a teologia como simples pensamento de homens...” Terceira citação: Michael A. G. Haykin “Enquanto a história se repete com exatidão, a essência de muitas das heresias tem se repetido de tempos em tempos na longa história do cristianismo. Por exemplo, o interesse da pós-modernidade em espiritualidade, embora seja contra o cristianismo, tem inúmeras semelhanças com a extensa batalha contra o gnosticismo que ocupou a igreja durante os séculos II e III. O conhecimento da maneira como os cristãos defenderam, no passado, a fé contra o gnosticismo proveria hoje maneiras proveitosas de respondermos à espiritualidade pós-moderna.” Quarta citação: Dr. Hermisten Maia em seu livro “Raízes da Teologia Contemporânea” “Quando escrevemos história, devemos ter em mente que nos é impossível atingir a origem absoluta de todas as coisas, inclusive do nosso assunto. O que podemos fazer é, quem sabe, uma alusão àqueles fatos e períodos que, por sua fecundidade, foram, dentro de nossa perspectiva, de extrema relevância para o tema ou período por nós tratado, sabendo contudo, que estes são decorrentes de outros e outros. A história é composta de fragmentos que interagem e se interpenetram.”
    • 3
    • 5
    • 11 meses atrás

      Carloscumbe

    • 6. ESTUDAR TEOLOGIA EDIFICA OU ESFRIA O CRISTÃO NA FÉ?
      Responda com base nessa parte da mensagem de Charles Spurgeon: “[..] Nada é melhor para o desenvolvimento da mente do que a contemplação da Divindade. Trata-se de um assunto tão vasto, que todos os nossos pensamentos se perdem na sua imensidão; tão profundo que nosso orgulho desaparece em sua infinitude. Podemos compreender e aprender muitos outros temas; derivando deles uma certa satisfação pessoal e pensando enquanto seguimos nosso caminho: “Olhe, sou um sábio.” Mas, quando chegamos a esta ciência superior e descobrimos que nosso fio de prumo não consegue sondar sua profundidade e os nossos olhos de águia não podem ver sua altura, nos afastamos pensando que o homem vaidoso pode ser sábio, mas não passa de um potro selvagem; exclamando então solenemente: “Nasci ontem e nada sei.” Nenhum tema contemplativo tende a humilhar mais a mente do que os pensamentos sobre Deus. [...]”
    • 3
    • 5
    • 11 meses atrás

      Carloscumbe

    • 7. COMENTE SOBRE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO
      Em seu livro Tempos Pós-modernos, Gene Edward Veith apresenta uma pesquisa feita nos EUA, que revelam o sentimento e o pensamento do nosso tempo em relação a verdade absoluta: “É difícil dar testemunho da verdade a pessoas que acreditam que a verdade é relativa (Jesus funciona pra você; os cristais funcionam para ela). É duro clamar o perdão de pecados para pessoas que acreditam que, visto a moralidade ser relativa, elas não têm pecados a serem perdoados. Segundo uma pesquisa recente[1], 66 por cento dos americanos creem que “não existe o que se possa chamar de verdade absoluta”. Entre os jovens, a porcentagem é ainda mais alta: na faixa dos 18 aos 25 anos, 72 por cento das pessoas não acreditam que existam absolutos.” [1]                      Era recente em 1999, quando este livro foi publicado em nossa língua. Com certeza a porcentagem daqueles que não creem na existência da verdade absoluta aumentou nos últimos anos.
    • 2
    • 4
    • 11 meses atrás

      Carloscumbe

Visualizando tópico 1 (de 1 do total)
Visualizando tópico 1 (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para criar novos tópicos.